Criação de Logótipos

Criação de Logótipos

Se a decoração de uma casa, espelha o perfil e identidade de uma pessoa, o logótipo e a apresentação gráfica de uma empresa, faz transparecer o cuidado e responsabilidade com que essa empresa actua no mercado.

Na criação de uma empresa ou na actualização de identidade desta, deve ser bem ponderada a imagem, o estudo de cores e proporções do logótipo e designações.

Certas cores não combinam com o espírito da actividade, certos tipos de letra ou designações, não são legíveis ou correspondentes com o objectivo que se pretende atingir.

Descreva-nos a sua empresa, ideia ou marca, descreva-nos o perfil das pessoas que lideram esse projecto e descreva-nos quem pretendem cativar… Só nessa altura, pode ser reunida a maqueta, daquilo que poderá vir a ser a imagem dessa informação.  

A criação de um logótipo, usualmente, deve obedecer aos seguintes passos:

# 1 – Personalidade e objectivos da entidade a representar – Quem é a entidade, quais os seus princípios e objectivos;

# 2 – População alvo e concorrência – Adaptar o logo à população alvo e evitar ideias idênticas à imagem da concorrência existente;

# 3 – Aplicação do logótipo – Onde vai ser este aplicado usualmente – Papel de carta, rótulos de um produto, etiquetas em peças de fruta…?

# 4 – Rascunhos do logo – Desenho de várias ideias e variantes das mesmas para escolha da mais adequada. A fase de desenho de rascunhos implica a aplicação dos dados anteriormente recolhidos e mesmo que do primeiro esboço saia a ideia final, usualmente, poderão ser desenhadas dezenas de ideias adicionais, para comparação;

# 5 – Vectorização de ideias – Às melhores ideias, são aplicadas variações, para que se possa fazer uma comparação e selecção – por ideia e não por detalhe – normalmente, desenhos sem detalhes nem aplicação de tonalidades;

# 6 – Afinação – Da ideia escolhida, segue a fase de aprimoramento do desenho, com a necessidade de verificação de cores a aplicar, detalhes e comportamentos em diferentes situações, nomeadamente, a variabilidade de detalhes entre tamanhos pequenos e tamanhos grandes;

# 7 – Desenvolvimento de identidade – Aplicação de logótipo e designações em variados suportes, desde o formato digital em assinatura de correio electrónico, apresentações, ao papel timbrado, carimbos, brindes publicitários, decoração de espaços, veículos, cartões de visita entre outros. Para normalização de futuras aplicações, é criado um caderno de normas com a descrição dos elementos gráficos, proporções, formas de aplicação e cores.

admin

Os comentários estão fechados.